Romi Ester. A mais nova reprodutora Friesian chega ao Brasil.

5 de dezembro de 2010

Desembarcou no aeroporto Viracopos a mais nova integrante do plantel Black Foot. Trata-se da égua Romi Ester. Holandesa pura, chegou ao Brasil nesse segundo semestre e carrega um potro de um dos mais importantes garanhões da raça Friesian do território europeu.

Esse reforço vem ao encontro da necessidade do Black Foot em atender a demanda de novos criadores e apaixonados pela raça Friesian, Warlander e Arabo-Friesian.

IMG_7159

Raça Friesian volta a ser destaque na Mídia

1 de maio de 2010

Após o término da Expolondrina 2010, o Canal Rural iniciou sua retrospectiva dando destaque à presença do Haras Black Foot com os cavalos da raça Friesian. Assistam a matéria na íntegra clicando no link abaixo.

Nasce o PRIMEIRO WARLANDER do Brasil

17 de abril de 2010

O Haras Black Foot oficializou o nascimento do Primeiro Warlander Brasileiro. Esse animal segue o rígido controle da raça com relação à sua pelagem e origem dos genitores. Com esse nascimento, abre-se mais uma excelente possibilidade para os criadores do Brasil. Além do Friesian e do Arabo Friesian, agora nosso país tem acesso à força e beleza do Warlander.

OgAAAEhBJT9DUQNyAJ9B1M0DJ22G5gm1xRaze-B9Eg7tSPW1btEpKzbSrm_1o8wZ6zPxG2GuRdkXP8ZQcWYminhas imagens

OgAAAAVV3pJ9ay8nnZ0yyHZC4GbZc3rTJK_HWheKbJA6aMoqn-OlguyfJCR3bud1fM-YdMLmd6aS395OIYg1iMDlNBoAm1documentos

OgAAAEt5ZoF9n2F_ObfpBKOty8H7OeuAJK4nGJgAl5er79Fliu3wUlaEzZ3f5anFHpmeus documentos

Black Foot encerra a participação na Expolondrina com absoluto sucesso.

17 de abril de 2010

A participação da Raça Friesian e do Haras Black Foot na Expolondrina foi excepcional na avaliação de nossa equipe. A presença dos Friesian chamou a atenção do público e da imprensa e a meta dos negócios foi superada. Ocasiões como esta confirmam toda a expectativa que se tem trabalhando com cavalos Friesian. Veja abaixo algumas fotos da Expolondrina 2010.

Imagem079

Imagem075

GetAttachmentCASZ69OYLondrina 2010 III

min_20100409185033_2Beto Richa

Friesian no blog da Expolondrina

17 de abril de 2010

friesian-0005

Blog da Expolondrina dá destaque à Raça Friesian em sua exposição. Clique na imagem e confira na íntegra a matéria publicada.

Matéria sobre o Haras Black Foot em Londrina

17 de abril de 2010
Jornal de Londrina traz em destaque uma matéria sobre a Raça Friesian presenta na na última exposição da cidade. Leia a matéria abaixo ou clique e confira diretamente na versão online do jornal.

Raça Friesian é novidade

Entre os equinos a novidade na 50ª ExpoLondrina é a nova raça Friesian, originária da Holanda. No Brasil existem apenas oito exemplares, três deles estão na feira agropecuária. Os oito animais são do Haras Black Foot, de Campo Magro, região metropolitana de Curitiba, de propriedade de Clóvis Luiz Bernardi e Ozir Lara. Eles introduziram o friesian no Brasil em 2007, com cinco exemplares.

O grande diferencial, destacado por Bernardi é a beleza. “Ele tem pelagem negra sólida, é totalmente negro. Com pelos longos nas pernas e crina abundante”, afirma. “Tem também andadura leve, é um animal muito inteligente”, afirma. É também fácil de ser mantido do ponto de vista econômico.

Ele está na ExpoLondrina apenas para que os visitantes conheçam a nova raça. “Não está para negócios”, afirma Bernardi. Em dois anos e meio criando o friesian, já nasceram três potros que foram comercializados. “Comercializamos também vários embriões para nascimento em 2011”, afirma o criador. Discreto, Bernardi prefere não revelar quantos embriões foram vendidos, nem o preço a que foram vendidos os potros e os embriões.

Friesian é um sucesso na Expolondrina 2010

8 de abril de 2010

O Haras Black Foot está expondo a raça Friesian na Expolondrina no Paraná. Trata-se de um dos mais importantes eventos do nosso segmento e, mais uma vez, fomos destaque na imprensa televisiva. Assista a reportagem na íntegra clicando no link abaixo.

Chega ao Brasil o primeiro Arabo Friesian

8 de abril de 2010

Depois de mais uma parceria firmada pelo Haras Black Foot com seus parceiros da Holanda, a raça Arabo Friesian chega ao Brasil criando mais um marco histórico no cenário equestre do nosso país. Trata-se do Wobker, um garanhão de porte e nobreza ímpares. Representante de uma linhagem perfeita, este animal deixa claro como o calor e o tempero do sangue árabe aliados à postura, imponência e estatura da raça Friesian geram uma raça indescritível.

Abaixo, você pode ver as fotos do Wobker, o primeiro Arabo Friesian do Brasil.

Wobker - Haras Black Foot

Wobker - Haras Black Foot

Wobker - Haras Black Foot

A Chegada do Friesian no Brasil

13 de fevereiro de 2010

Foto Ilustrativa

Pelas mãos de dois empresários curitibanos, Ozir Lara e Clóvis Bernardi, o Brasil recebe uma das raças de cavalo mais presentes da história mundial: Os cavalos Friesian. Essa raça carrega em suas patas 2.500 anos de histórias. Segundo estudiosos e especialistas, sua origem data do ano 500 AC, quando o povo frísio se estabeleceu ao longo do Mar do Norte, então denominado Mar Frísio. Os Friesian também são mencionados por historiadores romanos, que registram sua presença na Britânia, região fronteiriça com  Escócia e a Inglaterra, além de ilustrações do animal datadas da Idade Média, atestar sua participação em torneios e peças de arte do período. Há, ainda, minuciosos relatos de sua participação nas batalhas que resultaram na expansão do Império Romano.

Um pouco mais tarde na história, por sua robustez e inteligência, os cavalos Friesian estiveram presentes nos fronts da I Guerra Mundial, quando tiveram sob sua responsabilidade a dura tarefa de transportar canhões e outras armas pesadas, confronto, aliás, que  levou a raça à beira da extinção, já que após o término do conflito, em 1918, restavam apenas cinco garanhões e algumas éguas. Assim, só depois de uma procriação sistemática,  foi restabelecida a garantia da sobrevivência da raça.

De origem holandesa, o Friesian foi o único cavalo nativo que conseguiu sobreviver à passagem do tempo, dois milênios e meio, destacando-se por suas características únicas: uma raça de cavalos de pelagem impecavelmente negra, já que  uma simples mancha é razão para que o animal não receba qualquer espécie de registro oficial. Muito robusto e inteligente, é dono de uma crina abundante e pelos compridos nas  pernas, que servem para protegê-los do frio.

Pioneiro na adaptação: dois potros já nasceram em terras curitibanas

O Friesian, embora gigantesco e de um porte que exala nobreza, é um animal extremamente dócil. Sua altura, fica entre 1,65 metro a 1,75 metro. Apesar do tamanho, a andadura é de uma leveza impar, dificilmente encontrada em animais do mesmo porte. “Não seria nenhum exagero afirmar que o Friesian, dá ao andar a nítida impressão de flutuar, tamanha a maciez com que organiza os seus  passos”, relata o empresário curitibano Ozir Lara que, ao lado do sócio Clóvis Bernardi, foram os responsáveis pela introdução da raça no Brasil, mais precisamente no Haras Black Foot, que fica situado no município de Campo Magro, na Grande Curitiba. E já abriga sete animais – três fêmeas, dois garanhões e dois potros, estes últimos já nascidos no Haras.

A chegada da raça Friesian ao território brasileiro foi uma operação cercada de complexidades, o fato de terem um valor histórico extremo e a raça ser mantida pura por criadores dedicados, fizeram com que um longo período de negociações fosse necessário para a vinda da primeira matriz. “Não foi uma conquista de um mês ou um ano – foram necessários muitos anos de conversas, explicações, para que a gente conseguisse chegar ao nosso objetivo. E nesse processo todo teve um peso importantíssimo a palavra de um grande amigo italiano, que acabou por convencê-los definitivamente a nos deixar trazer a raça para o Brasil”, conta Lara. “Hoje, depois de muitos contatos, já existe um clima de confiança, o que já nos permite dialogar com eles diretamente, sem intermediários”, continua.

Matéria da Revista Mundo Equestre

13 de fevereiro de 2010

Capa Revista Equestre

materia